Tumblr da Inventa

Posts tagged história em quadrinhos

3 notes

The Collective Comic Project

por Priscilla Scurupa

Dez ilustradores de várias partes do globo se unem para criar coletivamente uma história em quadrinhos de 10 páginas. O The Collective Comic Project foi lançado este ano na Comic-Con, feira anual de quadrinhos realizada na Califórnia. Os elementos da história, como gênero, personagens e trama, foram decididos pelo público em votação online. Ficou assim: Gênero: ficção científica; Herói: uma fotógrafa; Vilão: um hipster vegano; Trama: a criatividade sendo roubada da mente das pessoas; Interesse amoroso: uma guardinha de trânsito. 

Quem deu início ao projeto foi o ilustrador Shannon Keegan:

Depois vieram ChihHang Chung:

André Jolicoeur:

Diego Bervejillo: 

Boris Zaytsev:

Ben Lamb:

E, agora em setembro, foi a vez do indiano Niloufer Wadia:

Ainda faltam três páginas para o desfecho da HQ. Você pode acompanhar as próximas pelo site do Feast, ponto de encontro dos criativos da iStockphoto, banco de imagens com sede no Canadá que organizou a brincadeira toda.

+collective-comic-project

Filed under iStockphoto Feast The Collective Comic Project HQ história em quadrinhos

Comments

2 notes

Super-heróis vão à guerra

por Priscilla Scurupa

Batalha da Normandia, França, 1944

Duas guerras mundiais, inúmeras revoluções, muitos ditadores depostos e a eterna ameaça nuclear. Como seria a história da humanidade se, em todos esses momentos, tivéssemos super-heróis participando ativamente?

Campo de prisioneiros, Rússia, 1941

Captura de soldados alemães, 1945

Fidel Castro desembarca em Washington, 1959

O fotógrafo indiano Agan Harahap, que provavelmente passou sua infância entre gibis e livros de história, imaginou exatamente isso em sua série Super Hero. Harahap inseriu em imagens históricas, personagens como Batman, Capitão América, Coringa, V de Vingança e até mesmo Darth Vader. Um remix tão bem feito, que fica difícil duvidar que eles estiveram mesmo lá!

Recuperação de obras de arte roubadas em Neuschwanstein, Alemanha, 1945

Rendição de soldados alemães, 1944

Vietnamitas mortos após ataque, Saigon, 1968

Soldado nazista comete suicídio, Alemanha, 1945

Curtiu? Tem mais no Flickr do artista.

Filed under Agan Harahap manipulação digital Super Hero Batman Capitão América Coringa hq história História em quadrinhos Darth Vader

Comments

3 notes

A nova graphic novel de Lourenço Mutarelli

Por Priscilla Scurupa

Depois de seis anos, Lourenço Mutarelli volta às trilhas por onde começou a traçar sua obra: os quadrinhos. No percurso de artista múltiplo, cinco romances, peças de teatros e roteiros de filmes. O roteiro de O Cheiro do Ralo é dele, a direção de arte de Nina, de Heitor Dhalia, também. Atuou nos dois longas como coadjuvante e em O Natimorto, de Paulo Machline, foi protagonista. Sempre um personagem de si mesmo. E não poderia ser diferente. A arte de Mutarelli é visceral, reflexo da personalidade melancólica e ao mesmo tempo poética do autor. Ele escreve, desenha e atua para exteriorizar sua solidão, dores e fracassos. Humano, demasiadamente humano. E justamente por isso, é mestre ao retratar nossa sociedade contemporânea. 

O retorno de Mutarelli à arte sequencial se dá com a aventura Quando Meu Pai Encontrou o ET Fazia um Dia Quente. A história é contada por um filho que resolve narrar os dias de luto do pai. Este levava uma vida pacata e previsível de aposentado da Companhia Telefônica. Passava o tempo colecionando fotos antigas e consertando máquinas de costura e de escrever. Até que, inesperadamente, sua esposa morre. A vida do homem comum sai dos trilhos e uma série de acontecimentos estranhos e inusitados toma conta de seus dias. 

Quando Meu Pai Encontrou o ET Fazia um Dia Quente experimenta com a linguagem tradicional das HQs. A trama espetacular do livro é realçada por imagens deslumbrantes, feitas de tinta acrílica em tons que reforçam o clima desolador e nonsense. Mutarelli também ousa na narrativa, usando as imagens de forma não-sequencial, criando um quebra-cabeça que exige a participação ativa da inteligência do leitor.

E no dia 14 de dezembro, quarta-feira, às 19h, Mutarelli lança em Curitiba sua mais nova criação. O encontro com os fãs para um bate-papo e sessão de autógrafos será na livraria Itiban Comic Shop. Evento gratuito e imperdível! Para ter um gostinho do que te espera por lá, um preview do livro narrado pelo próprio Mutarelli:

Lançamento de Quando Meu Pai Encontrou o ET Fazia um Dia Quente

Quando: Quarta-feira, 14 de dezembro, às 19h 

Onde: Itiban Comic Shop - Av. Silva Jardim, 845 – Centro

Telefone: (41) 3232-5367

Ingresso: Gratuito

Filed under Lourenço Mutarelli itiban comic shop Curitiba Quando Meu Pai Encontrou o ET Fazia um Dia Quente história em quadrinhos

Comments