Tumblr da Inventa

0 notes

Curiosidades turísticas ilustradas

por Thaisa Carolina

foto Cosac Naify/Divulgação

Com a proposta de fascinar as crianças que visitam grandes cidades pela primeira vez, o autor tcheco Miroslav Sasek escreveu, a partir de 1959 (você não leu errado, as obras têm mais de 50 anos), 18 livrinhos ilustrados contando particularidades de grandes cidades, dos quais três estão sendo republicados pela Cosac Naify: Paris, Nova York e Roma. 

A coleção, batizada de “Isto é”, mostra curiosidades das metrópoles em desenhos feitos pelo próprio Sasek. As páginas são repletas de detalhes, pois, segundo o autor, se ele pintasse 53 janelas em vez de 54 num prédio, receberia várias reclamações de seus exigentes leitores. O resultado é uma visão divertida de pontos turísticos tradicionais, como a Piazza Venezia em Roma, ou a Times Square, em Nova York. 

Acima, a tradição de jogar uma moeda por sobre o ombro direito na Fontana di Trevi. Ilustração do “Isto é Roma”

As curiosidades não param nas ilustrações. Dados divertidos, como onde está enterrado Napoleão em Paris ou que a coluna da Place Vendôme foi feita de canhões russos e austríacos tomados na batalha de Austerlitz, prometem entreter não só as crianças, mas os adultos também.

Visão de Paris no livro de Miroslav Sasek. O autor diz que a cidade tem “um grande rio, dezenas de monumentos, dezenas de igrejas, museus e milhares de gatos”

Coleção “Isto é”, de Miroslav Sasek
Isto é Roma
Isto é Paris
Isto é Nova York
64 páginas
Cosac Naify
Preço sugerido: R$45

Filed under livro cosacnaify desejododia ilustracoes ilustração ilustra thaisacarolina paris roma novayork isté sasek miroslavsasek miroslav

Comments
blog comments powered by Disqus